Como 21 dias de pomodoro me ajudaram a ser uma pessoa mais produtiva e menos ansiosa

Pessoa com relógio mexendo no computador e fazendo anotações Logo nos primeiros dias de Janeiro eu e meu amigo William Ribeiro nos desafiamos mutuamente a uma jornada de 21 dias de pomodoro. Recentemente ambos completamos o desafio e nesse post você vai descobrir como foi a minha experiência e que impacto esses 21 dias trouxeram para minha rotina.

Relato de um procrastinador

Eu me considero uma pessoa cheia de planos e ideias mas com muito menos disciplina do que o necessário para trazer esses planos e ideias para a realidade. Admiro profundamente quem consegue criar hábitos saudáveis e transformar pequenos projetos em realidade. Minha cabeça está sempre cheia de planos, coisas para aprender e ideias incríveis que aos poucos caem no esquecimento. Eu não tenho o hábito de me reservar um tempo para relaxar e quando deveria estar focado em meus planos me pego em atividades sem sentido, como ver a timeline do facebook, que não me trazem nem relaxamento nem produtividade. Depois de vários ciclos de pequenas frustrações, sem relaxamento e nem produtividade eu me sinto frustrado e ansioso, e meus planos vão ficando cada vez mais distantes da realidade. Esse tipo de relato soa familiar para vários de meus amigos, pessoas enérgicas e cheias de ideias mas que simplesmente não sabem como manter o foco em suas tarefas.

Isso soa familiar para você?

Técnica pomodoro

Timer de cozinha com boneco do dart vader ao lado - técnica pomodoro A técnica pomodoro é bem simples e consiste em um período longo de foco total sem distrações em uma tarefa seguido de um curto período de recompensa e relaxamento. Normalmente utilizamos o período de 25 minutos de foco seguido de 5 minutos de recompensa/relaxamento. É só isso. Existem várias ferramentas na internet para gerenciar seu tempo de pomodoro, eu utilizei o tomato timer mas se você preferir pode usar o alarme do seu celular, um timer de cozinha ou qualquer coisa que funcione pra você.

Por que 21 dias?

Desde os anos 1960, a teoria dos 21 dias, criada pelo cirurgião Maxwell Maltz advogada que um novo hábito pode ser criado no prazo de 21 dias. Isto é, um comportamento repetido durante 21 dias, depois desse período se torna parte de nossa programação mental. Além disso, 3 semanas me pareceram o tempo suficiente para testar a técnica pomodoro e reconhecer seus benefícios. Assim, eu assumí o desafio de durante 21 dias fazer 2 pomodoros por dia, ou seja, 25 minutos de foco seguidos por 5 minutos de relaxamento duas vezes todo dia de segunda a segunda.

O impacto dos 21 dias de pomodoro

Homem olhando para o celular enquanto usa o computador Passei pelos 21 dias de pomodoro com sucesso. Obtive vários resultados positivos durante o processo, os mais importantes deles foram:

  • Depois de um ano sem ler nenhum livro, eu conseguí ler 3 livros em um mês.
  • Depois de enrolar minha namorada durante um mês dizendo que editaria vídeos que ela produziu para seu canal no youtube, eu utilizei um ciclo pomodoro para aprender a usar um editor de vídeos chamado Shortcut e mais 2 ciclos de pomodoro para editar seu vídeo.
  • Minha ansiedade derivada dos repetidos ciclos de procrastinação foi bastante reduzida
  • Fui obrigado a dividir meus planos e ideias em pequenas tarefas realizáveis em um período de 25 minutos (talvez esse tenha sido um dos impactos mais positivos)
  • Os momentos de procrastinação no facebook me pareceram claramente desperdício de tempo que poderia ser usado pra fazer algo legal e produtivo
  • Depois de passado os 21 dias de pomodoro continuo utilizando a técnica em meu dia a dia, principalmente porque agora eu adquirí o hábito de criar tarefas de 25 minutos.

Descobrí que aquele sentimento megalomaníaco de que eu seria capaz de entregar uma grande tarefa do dia pra noite em um momento de total inspiração é consequência de um pensamento pouco organizado e que o antídoto para a frustração que esse sentimento gera é a capacidade de entregar pequenas tarefas constantemente. Eu adoro meu trabalho e adoro estudar, conseguir manter o foco nessas atividades fez com que os 5 minutos de relaxamento do pomodoro tivessem um gostinho a mais de recompensa. Inclusive levei a técnica para meus colegas de trabalho e fizemos alguns pomodoros em dupla (o que eu apelidei de “pairmodoro“ :P ). Ainda não sou a pessoa disciplinada que eu gostaria de ser, mas dei um passo muito importante nessa direção e estou me sentindo satisfeito com os resultados desses 21 dias de pomodoro. Abaixo deixo algumas referências sobre a técnica pomodoro para que você possa ler e começar também o seu próprio ciclo de 21 dias de pomodoro.

[Compartilhe esse post com seus amigos](http://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http://natalia.blog.br/2016/02/06/21-dias-desafio-tecnica-pomodoro&t=Como 21 dias de pomodoro me ajudaram a ser uma pessoa mais produtiva e menos ansiosa) para convidá-los para o desafio e boa sorte! Dica: comece hoje.