8 dicas para você cuidar de suas roupas de couro em casa

meia-calça-vestido-cinza-e-jaqueta-de-couro_1502883946585 As roupas de couro são lindas e super estilosas, tenho certeza que você tem pelo menos uma jaqueta de couro guardada aí em seu guarda roupas, certo? Mas apesar de toda sua versatilidade, afinal a gente encontra o couro em roupas, sapatos, bolsas, cintos entre outros, é um material que precisa de cuidados específicos para que ele dure por mais tempo, por isso, abaixo eu listo oito dicas de como cuidar desse material ai na sua casa, bora lá aprender.

1 – Etiqueta

Antes de qualquer coisa, sempre olhe na etiqueta das roupas que você comprar, principalmente as de couro, pois, cada fabricante tem uma maneira de produzir suas peças e regras diferentes para serem cuidadas.

2- Água

Se você quer preservar ao máximo suas roupas de couro, nunca as mergulhe na água, pois, ao fazer isso ela pode perder o óleo umectante causando assim rachaduras na peça.

3- Secagem

Não pendure a peça com pregadores no varal, isso pode danificar o couro e deixa-lo marcado, prefira perdurar a peça em um cabide e colocar para secar na sombra, sem que o local seja muito quente para evitar que o couro encolha.

4- Guardar

Deixe suas peças de couro penduradas em cabides e se preferir guarde-as em sacos de TNT  ou algodão, sem dobrar para não marcar o material.

5- Ventilação

Coloque as peças de couro para “respirar” pelo menos a cada dois meses, mesmo que você não vá usá-la. Isso evita criar mofo. Basta coloca-la pendurada em um local arejado, não exposta ao sol ou grandes temperaturas.

6- Não passar

As peças de couro não precisam e não podem ser passadas, basta sempre manter a peça esticada ao invés de dobrar e você nunca terá problemas com amassados.

7- Hidratação

Com o auxilio de um paninho, passe um protetor de couro nas suas peças, isso ajuda a mante-la hidratada e faz a sua durabilidade aumentar muito. Tente repetir esse processo a cada quatro meses.

8- Lavagem

Se você sentir muita necessidade de lavar sua roupa de couro por  estar com mau cheiro ou porque derramou alguma coisa que apenas um paninho não resolva, leve-a em uma lavanderia. Lá eles saberão quais as técnicas e produtos adequados para cuidar melhor de sua peça de couro. Espero que vocês tenham gostado das dicas e que agora caprichem nos looks com peças de couro, tanto no inverno quanto no verão, hem! Beijos!