Como espantar o sono na hora de estudar

sono na hora dos estudos Agora que as férias estão acabando, vai começar tudo de novo, acordar cedo, ir pra escola, trabalhos, seminários, provas, aquela correria, e vocês já perceberam que você pode estar a mil, toda agitada, super acordada, mas basta sentar para estudar que bate aquele sono avassalador? E isso acontece justamente naquela matéria que você já não tem muita facilidade ou bem na véspera da prova. Pois é amiga, você não está sozinha nessa, todos nos seres humanos normais já sentimos muito sono tomando conta de nós durante aqueles momentos mais preciosos que reservamos para estudar. E pensando nisso eu  separei algumas dicas que eu costumo usar pra não cair no sono na hora que vou estudar, é só acompanhar o post.

Lave o rosto

Corre pro banheiro e joga água nesse rosto, se a água estiver gelada, melhor ainda, você vai se sentir bem mais refrescada e acordada após fazer isso, porque tenho certeza que você nem lembra mais o que estava estudando.

Leia em voz alta

Essa é a técnica que mais usei na vida. Primeiro que ler em voz alta me faz memorizar muito melhor a matéria, segundo que isso torna o estudo mais dinâmico, e se você tiver um irmão, pai, amigo sei lá o que pra te ouvir lendo é melhor ainda, porque você pode ir explicando a matéria para a pessoa, excelente forma de estudo, não?

Caminhe

Essa dica pode parecer estranha, mas eu sempre utilizei muito, juntamente com a  técnica de ler em voz alta, lembro que minha mãe até ria de mim nas épocas das provas. Mas é praticamente impossível você dormir enquanto lê em voz alta e  fica dando voltas no seu quarto, eu me imaginava como se estivesse dando aulas (porque é assim que os professores dão aula, certo?) haha. Sempre funcionou, tente em casa e você verá!

Relaxe

Não adianta nada você querer ficar  dez horas estudando direto, isso só vai te deixar cansado, estressado e provavelmente você não vai conseguir assimilar tudo o que deveria. Então após duas  ou três horas de estudo, descanse, converse com alguém, dance, caminhe  por alguns minutos, isso vai fazer você relaxar e perder o sono.

Coma

A gente sempre fala que estudar após as refeições é sono na certa, né? Se você for estudar após o almoço isso é bem provável que aconteça mesmo, principalmente se você comeu uma feijoada, lasanha ou algo do tipo, porque são alimentos pesados, mas durante o estudo mascar um chiclete, comer um chocolate ou tomar um suco ou mesmo chá gelado pode te ajudar a se manter acordado. Mais algumas dicas extras que não custam reforçar, mas que todo mundo sabe, são: não estudar na cama, isso é um convite para o sono, fora que fará muito mal pra sua coluna, sempre estudar em ambientes bem iluminados e se o sono começar a bater tome um copo de suco bem refrescante ou um café, eles vão te ajudar a se manter acordado. Agora se você tentou fazer todas as dicas que eu dei ou se esta realmente com o sono atrasado, não adianta ficar em uma guerra eterna com seu organismo, relaxe e tire um cochilo de 30 minutos, será o suficiente  pra você se sentir bem e voltar para os estudos. Se você tem mais dicas de como fazer pra se manter acordada durante os estudos, compartilha aqui com a gente.