Decoração com adesivos de parede: o guia básico

Todos que gostam de informação sobre decoração de interiores sabem que os adesivos de parede são ferramentas cada vez mais úteis na valorização dos espaços. Utilizar corretamente estes adesivos, no entanto, não é uma tarefa tão fácil.

Diferentes paredes e materiais exigem diferentes aplicações e cuidados. É importante compreender cada situação para não errar com os adesivos de parede. Uma aplicação mal feita pode exigir, até mesmo, uma nova pintura na peça. Por isso, confira nosso guia básico para sempre acertar na decoração com adesivos de parede:

Atenção ao material

Sempre que você for utilizar os adesivos de parede em um ambiente interior, há algo necessário para se considerar. Além de escolher uma peça bonita que combine com o ambiente, é importante dar atenção ao material.

Muitos adesivos apresentam um problema para ambientes internos. Eles podem possuir uma camada exterior brilhosa, que reflete a luminosidade de lâmpadas e do sol. Em alguns casos, isso não é um problema. No entanto, quando há detalhes, como textos e gráficos internos, a luminosidade simplesmente estraga a utilidade da peça.

Por isso, é importante dar atenção a detalhes como o fato de ser brilhoso ou fosco, laminado ou não, e o fato de ser removível ou não.

como usar adesivo de parede

home decor - adesivos de parede - como aplicar

Diferentes superfícies

Aqui está a maior inimiga dos adesivos de parede: a própria parede. A maior parte das tecnologias para adesivos foram feitas com um objetivo. Substituir pinturas caras e trabalhosas de detalhes industriais.

Por isso, adesivos foram feitos para grudar em materiais industriais: metal, vidro e plástico. Paredes, infelizmente, não fazem parte do grupo.

Paredes com textura, por exemplo, podem ser um grande desafio para funcionarem com os adesivos. A aderência dos adesivos de parede diminuem em superfícies porosas e pouco lisas.

Quanto mais textura de relevo a parede possuir, maior será o desafio.Paredes pintadas seguem uma regra parecida. Quanto mais lisa sua configuração, mais fácil é colar o adesivo com qualidade. Há, no entanto, uma diferença essencial: a pintura. Paredes recém pintadas costumam soltar gases da tinta, que podem arruinar o adesivo. Neste caso, o ideal é que você espere que a tinta esteja seca a, pelo menos, cinco dias antes de aplicar o adesivo de parede.

Outro problema para a aplicação é o pó acumulado na parede. Neste caso, a regra é a que se aplica a qualquer adesivo:

  •  Se há pó e sujeira no local onde o adesivo será colado, ele não terá adesão;
  • Quando o adesivo cai em até 24h após sua aplicação, a poeira costuma ser a principal culpada.

decoração - como utilizar adesivo de parede

adesivo de parede na decoração - como colar adesivo de parede

Dificuldades para aplicar? Considere um pouco de calor

Alguns adesivos de parede funcionam no modelo de decalque. Estes possuem uma boa durabilidade, pois possuem menos chances de ter suas pontas retiradas e desgastadas. No entanto, a aplicação pode ser um pouco mais complicada.

Especialmente em dias frios, o gráfico pode parecer resistente para sair de sua folha provisória. Nestes casos, um pouco de calor deve resolver. Uma pistola de calor ou um secador (não usar muito perto da folha) devem aquecer o suficiente para que a transferência ocorra com sucesso.

como aplicar adesivos de parede - adesivo de parede na decoração

home decor - adesivos de parede - como aplicar  e usa-los na decoração

Se você é iniciante na aplicação de adesivos de parede, as memórias de infâncias podem ser tentadoras. Em algum momento de dificuldade, aplicar o adesivo pode lembrar os adesivos e “tatuagens” de chiclete. Nestes casos, é comum lembrar a boa e velha técnica de molhar a traseira do adesivos para facilitar o trabalho.

Na prática, aplicar adesivos de parede é bem menos simples do que isso. Ao molhar a peça, você retira boa parte da sua aderência e durabilidade. Resista aos impulsos nostálgicos e faça oprocesso a seco.

Gostou das dicas? Confira mais dicas de decoração em: http://tudoela.com/decoracao/