05 nerds para nos encher de orgulho no dia do orgulho nerd

Dia 25 de Maio o mundo celebra O Dia da Toalha em uma referência a chamada trilogia de 5 livros do Guia do Mochileiro das Galáxias. A toalha, como mencionada na série de Douglas Adams é um dos itens mais essenciais na vida de um viajante interestelar, merecendo uma página de destaque em um de seus livros e diversas menções divertidas. Por aqui tem se chamado o dia 25 de Maio também de “Dia do orgulho nerd”, nome que encontra menos adeptos entre os “nerds” mas é mais facilmente difundido em lojas especializadas em conteúdos para amantes de tecnologia. De qualquer forma, o dia 25 de maio é uma data de celebração do legado de Douglas Adams mas também da importância da cultura nerd no mundo. Apesar de todos os estereótipos sobre a falta de habilidade social dos nerds, sua timidez e a suposta pouca aptidão para a conquista, os nerds tem de modo geral e cada vez mais desempenhado papéis fundamentais na sociedade. Se você ainda tem alguma dúvida disso separamos um seleto grupo de cabeças pensantes que muitas vezes não são conhecidas do público mas que causaram um impacto na mundo capaz de mudar o modo como vivemos nosso dia a dia.

1. Nikola Tesla

Foto de Nikola Tesla O inventor sérvio Nikola Tesla foi mais do que um contemporâneo e rival de Thomas Edison. Tesla foi um verdadeiro revolucionário e incomparável em sua paixão pelo conhecimento e produção científica nos campos da engenharia mecânica e eletromagnetismo. Entre as mais de 300 patentes atribuídas ao inventor, incluem-se a corrente alternada, o princípio da transmissão sem fios e outras invenções presentes no nosso dia a dia. Tesla em sua época acabou sendo visto como louco pela sua personalidade excêntrica e por seu compromisso com a ciência muitas vezes sobrepor-se a seus compromissos financeiros como quando propôs que a energia elétrica no mundo fosse tão abundante que devesse ser distribuída gratuitamente. No entanto foi este mesmo compromisso com a ciência que fazem com que Tesla seja algumas vezes lembrado como o primeiro nerd.

2. Aaron Swartz

Foto de Aaron Swartz Se você já assinou um feed de um blog, saiba que esse recurso foi planejado por um grupo de pessoas onde se destacava um garoto de apenas 12 anos de idade chamado Aaron Swartz. Aaron Swartz desde cedo mostrou-se interessado em como a tecnologia poderia ser usada para resolver problemas em benefício da coletividade e tornar público o conhecimento disponível na rede mas de difícil acesso. Aaron em vida também foi um ativista digital, um dos responsáveis pela campanha contrária a aprovação das leis CIPA e PIPA que .segundo especialistas, acabariam com a liberdade na internet. O filme “O menino da internet” (disponível no Netflix) conta como Aaron foi perseguido pelo governo dos estados unidos pelas suas tentativas de tornar públicos trabalhos de domínio público pelos quais se devia pagar pelo acesso a editoras. Aaron acabou se suicidando em 2013, deixando um exemplo de amor pela cultura do compartilhamento e pela ampla difusão da ciência e do conhecimento.

3. Jonas Salk

Foto de Jonas Salk Jonas Salk foi um médico virologista responsável pela criação da primeira vacina de poliomelite quando essa doença era considerada como um dos maiores problemas de saúde pública dos Estados Unidos. Jonas Salk também trabalhou em vacinas para o vírus da AIDS em seus últimos anos de vida e merece menção honrosa em uma lista de nerds por seu amor ao conhecimento e compromisso com a humanidade expresso em sua célebre frase: ‘A quem pertence a minha vacina? Ao povo! Você pode patentear o sol?’

4. Marie Curie

foto de Marie Curie Primeira mulher a ganhar um nobel, primeira e única pessoa a ganhar dois nobel em áreas distintas da ciência (física e química). De origem Polonesa, Marie foi pioneira no estudo da radioatividade. Tendo descoberto dois elementos da tabela periódica, o rádio e o polônio, Marie teve uma vida de dificuldades financeiras ao se mudar para França, mas se manteve lecionando e estudando. Além disso durante sua vida sofreu preconceitos por seu sexo e por sua origem polaca. Marie não patenteou o procedimento de isolamento do rádio, facilitando para que outros cientistas investigassem a fundo as propriedades deste elemento.

5. Isaac Asimov

Foto de Isaac Asimov Embora o escritor de origem russa Isaac Asimov não seja notoriamente reconhecido por suas contribuições científicas, é difícil fazer uma lista de nerds notáveis sem a inclusão do nome de um dos criadores e maiores escritores de ficção científica. Asimov ultrapassou o número de 400 livros escritos, entre eles obras que inspiraram filmes como “Eu, robo” e “O homem bicentenário” e seu clássico de ficção científica “A fundação”. Grande entusiasta da divulgação científica, Asimov escreveu livros populares para explicação de conceitos científicos e suas evoluções históricas. Além disso, Asimov previu a criação de uma “biblioteca computada global, na qual todo o conhecimento da humanidade será armazenado e de onde qualquer item desse total poderá ser retirado por requisição”, considerada por algumas pessoas uma previsão da existência da internet. Mesmo sabendo que a lista poderia ser bem maior, por enquanto paramos por aqui, com a esperança de ter trazido para a nossa celebração do dia da toalha a memória de alguns grandes nerds que foram motivados pela busca e compartilhamento do conhecimento. Conhece mais algum nerd que merece destaque? Comenta aí e feliz dia da toalha.