Final de semana em São Thomé das Letras – Roteiro para 2 dias (dia 1)

Pôr-do-sol em São Thomé das Letras (Pirâmide)

 

No final de semana logo após o Natal (dias 26, 27 e 28) resolvi meio de uma hora para a outra ir com meu namorado para São Thomé das Letras – MG depois de uma amiga me recomendar a cidade.
Passamos dois dias por lá nesse post vou contar um pouquinho dessa experiência para vocês e dar algumas dicas para quem também quer visitar essa pequena e mística cidade mineira.

Ruas de São Thomé das LetrasRuas de pedra de São Thomé das LetrasConstruções de pedra em São Thomé das Letras construções de pedra em São Thomé das Letras

Chegada em São Thomé das Letras – MG

Preciso confessar aqui que a primeira impressão que tivemos de São Thomé das Letras, quando ainda estávamos vendo a cidade da estrada não é agradável. De longe, vista da estrada real, o que se destaca na paisagem da cidade são jazidas de extração de pedras.

Felizmente em São Thomé a primeira impressão não foi a que ficou. É bom falar também que, vindo de SP ou RJ, é possível chegar a São Thomé por estrada de terra pela cidade de Cruzília ou por estrada asfaltada pela cidade de Três Corações. Optamos pela estrada asfaltada e mesmo assim ao longo do caminho tivemos contato com a natureza, pois a estrada é muito bonita e verde.

Onde ficar em São Thomé das Letras?

Encontrar um lugar para ficar na cidade não é difícil, como o turismo é uma das principais fontes de renda da cidade você vai encontrar muitas pousadas por todos os cantos e próximas aos vários pontos de interesse da cidade, como a igreja de pedra, a pirâmide, centro da cidade, ou às suas várias cachoeiras.

Para encontrar uma pousada do seu gosto você pode usar o tripAdvisor.

A localização da pousada não é muito importante, pois a cidade é muito pequena e o deslocamento para a maioria dos pontos de interesse, exceto cachoeiras e grutas pode ser feito a pé tranquilamente.

Lugares para visitar e coisas para fazer.

Dia 1) Visita ao mirante (pirâmide, casa da bruxa e cruzeiro)

Mirante em São Thomé das Letras Mirante em São Thomé das Letras - MG

Embora seja pequena a cidade oferece coisas boas para quem se interessa por natureza.
No nosso primeiro dia, ainda um pouco surpresos com a vista e com o clima muito quente da primeira semana de verão fomos andar pela cidade durante a tarde.

Saindo da igreja de pedra fomos até o centro e perguntamos pela pirâmide, que algumas pessoas também chamam de mirante. Depois de uma caminhada de uns 40 minutos pela cidade chegamos ao topo do mirante um parque municipal feito de pedra e que abriga a casa da bruxa, o cruzeiro e a pirâmide.

Ficamos perto do cruzeiro e podíamos ter para qualquer dos dois lados que olhássemos uma vista espetacular de vales e da serra da mantiqueira. Aparentemente muitas pessoas se juntam ali diariamente para apreciar essa vista durante o pôr-do-sol. É realmente muito bonito.

Tanto que nesse dia vimos subindo para o mirante o famoso Ventania (ou alguém muito parecido com ele rs).

parque municipal feito de pedra em São Thomé das Letrasparque municipal feito de pedra em São Thomé das LetrasVista em São Thomé das LetrasVentania em São Thomé das LetrasPaisagem do mirante em São Thomé das Letras Vista da serra em São Thomé das Letras São Thomé das Letras

Anoitecer e lugares para jantar.

Depois da bela vista do mirante descemos para comer alguma coisa. O cheiro bom e o ambiente agradável do cair da noite nos levaram para a pizzaria “Ser criativo. Pizza e arte na pedra”, localizada a uns 5 ou 10 minutos de caminhada do mirante.

Menu "Ser criativo. Pizza e arte na pedra" São Thomé das Letras

A pizzaria é pequena e agradável como tudo na cidade, ambiente muito bom e as cadeiras ficam na rua mesmo, entre carros e cachorros, o que não piora o clima apenas o deixa mais romântico e rústico, já que por aquelas ladeiras os poucos carros andam no máximo a 15km/h e os cães não se surpreendem com a presença de muita gente.

A pizzaria é muito boa e os preços são até mesmo baratos para quem está acostumado a viver no vale do paraíba em São Paulo rs. A pizza que é muito boa, não tem bordas e é bem recheada saiu por R$ 30,00. Recomendo.

Clima durante a noite.

Estávamos preparados para um clima frio, mas o comecinho de verão nos surpreendeu pela clima realmente muito quente. Felizmente durante a noite venta bastante na cidade, o que ajuda a diminuir a sensação térmica.

gruta em São THomé das Letras Gruta em São Thomé das LetrasGruta em São Thomé das LetrasGruta em São Thomé das Letras

Bem gente, o post está ficando um pouco grande então vou dividi-lo em dois, em breve eu postarei a segunda parte.

Beijos

Edit: Se você gostou desse post e quer ver a segunda parte da viagem, só clicar nesse link aqui.


Compartilhar:

1 Comment

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked