Resenha do livro \"Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas\"

livro-pare-de-reclamar-e-concentre-se-nas-coisas-boas-capa

“Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas”, é um daqueles livros que deixa a sessão de auto ajuda da livraria mais interessante.

O livro conta de maneira informal e despretensiosa o nascimento e desenvolvimento do projeto A Complaint Free World” (Um mundo sem reclamações) sob a perspectiva do autor Will Bowen, pastor e criador do projeto.

O projeto sustenta-se por trás de uma ideia simples e poderosa de que uma vida melhor e mais leve pode começar com um comprometimento de ficarmos 21 dias sem reclamar. Nas palavras do autor: “Menos dor, mais serenidade e alegria… Que tal? Não é apenas possível. É provável. Lutar conscientemente para reformatar seu disco rígido mental não é uma coisa fácil, mas você pode começar agora e em pouco tempo é provável que tenha uma vida muito melhor.”

livro-pare-de-reclamar-e-concentre-se-nas-coisas-boas-citacao

Essa ideia tem inspirado muitas pessoas desde que surgiu em 2006 e eu sou uma delas, ano passado antes mesmo de ler o livro “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas”, eu me propus ao desafio de ficar uma semana inteira sem reclamar (o meu relato está aqui no blog). Foi difícil mas me lembro que os resultados para minha “higiene mental” foram bastante proveitosos, realmente me sentí mais leve e com mais energia.

O desafio é simples: você deve utilizar uma pulseira em um dos braços e começar seus 21 dias consecutivos sem reclamar, caso você se pega verbalizando uma reclamação deve trocar a pulseira de braço e recomeçar a contagem toda denovo.

Uma das perguntas que meus amigos mais me fazem referente ao movimento “mundo sem reclamações” e ao livro “pare de reclamar” diz respeito ao critério sobre o que é uma reclamação de fato. Will Bowen trata algumas vezes sobre essa definição, logo no início do livro fazendo um alerta sobre a legitimidade do ato de reclamar em vários momentos de nossas vida. Para o autor, reclamar é falar de coisas que você não quer, em vez de falar daquilo que você quer, o que acaba por desviar a nossa energia para assuntos que não nos trazem satisfação.

livro-pare-de-reclamar-e-concentre-se-nas-coisas-boas-contracapa

Em outro ponto mais esclarecedor, o autor diz que ficar 21 dias sem reclamar é ficar 21 dias sem criticar ou falar mal da vida alheia e que existe uma diferença entre apontar uma falha em algo e fazer uma reclamação.

Lembro que quando fiquei uma semana sem reclamar tive de lidar com esse conflito algumas vezes, e foi até engraçado, acho que só se aprende na prática a diferença entre uma reclamação e um apontamento legítimo. De qualquer modo se você está falando mal da vida do seu vizinho com certeza deve trocar sua pulseira de lugar :)

O livro é dividido em capítulos que acompanham as fases pelas quais uma pessoas disposta a ficar sem reclamar passa. Tudo começa com a “incompetência inconsciente” quando ainda não sabemos que reclamamos demais, segue para “incompetência consciente” após descobrirmos nosso vício em reclamações, pela “competência consciente” quando somos capazes de nos policiar para evitar as lamentações e se tudo der certo, após 21 dias, passamos para a “competência inconsciente”, quando a necessidade de reclamar e a necessidade de nos policiar sobre reclamações já não existem mais.

Livro Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas - lombada

É uma leitura leve que pode ser feita em um ou dois dias, totalmente despretensiosa, sem conotação religiosa ou científica, e que vale a pena ser lido pela interessante proposta tão simples e poderosa que traz.

Recentemente tenho feito alguns desafios de 21 dias, a começar pelo meu desafio de 21 dias de pomodoro e depois da leitura de “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas” pretendo tentar o desafio de ficar sem reclamar em breve, e então volto para contar os resultados aqui para vocês.

Confira um trecho do livro “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas” no site da editora sextante, [compartilhe esse post](https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u= http://natalia.blog.br/2016/02/24/livro-pare-de-reclamar-e-concentre-se-nas-coisas-boas) para que seus amigos também possam aceitar o desafio de ficar sem reclamar junto com você :)

Abraço!