Resenha: Minha História – Michelle Obama

Sinopse:    Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos.
Quando menina, o mundo de Michelle Robinson se resumia ao bairro de South Side, em Chicago, onde ela e o irmão, Craig, dividiam um quarto no apartamento da família e brincavam de bola no parque. Seus pais, Fraser e Marian Robinson, a criaram para que fosse sincera e destemida. A vida logo a levou para muito mais longe – aos corredores da Universidade Princeton, onde soube pela primeira vez o que era ser a única mulher negra em uma sala de aula, e em seguida à moderna torre de escritórios onde trabalhava como uma dinâmica advogada corporativa. Foi ali, numa manhã de verão, que um estudante de direito chamado Barack Obama apareceu em seu escritório e subverteu todos os planos que ela tinha cuidadosamente traçado para si.
Aqui, pela primeira vez, Michelle Obama descreve os primeiros anos de seu casamento, quando teve de lutar para conciliar trabalho, família e a movimentada carreira política do marido. Ela nos mostra as conversas íntimas que teve com Barack Obama, quando ele ponderava se deveria concorrer à presidência e, depois, sobre o papel que ela assumiria como uma figura popular, ainda que muitas vezes criticada, durante a campanha. Narrado com elegância, bom humor e uma sinceridade incomum, ela nos apresenta a um relato vívido dos bastidores da chegada histórica da família ao centro das atenções mundiais, e a vida na Casa Branca durante oito anos cheios de significados – em que ela passa a conhecer seu país, e seu país, a conhecê-la.
Minha história nos conduz das modestas cozinhas de Iowa aos salões de baile do Palácio de Buckingham; dos momentos de tristeza profunda aos de incríveis resistência. Ela nos faz conhecer a alma de uma mulher singular e original, conforme ela luta para viver de forma autêntica, canalizando sua voz e sua força a serviço de um conjunto de ideias mais elevados. Ao contar sua vida com honestidade e coragem, ela nos propõe um desafio: quem somos nós, e quem desejamos ser?

capa do livro - minha história - michelle obama

Resenha:   Em  Minha História   Michelle Obama nos conta suas memórias desde sua infância em uma casa humilde em South Side até chegar a Casa Branca como primeira-dama dos Estados Unidos, mas tudo isso de forma leve, com muito humor e com uma narrativa poderosa.

Nunca li muito sobre Michelle Obama, o que eu sabia dela era aquilo o que a mídia mostrava, uma mulher forte e decidida, porém, ao ler   Minha História  Michelle nos mostra que essa personalidade está nela desde a infância.

No início do livro, Michelle Obama nos conta em detalhes como foi sua infância junto a família em South Side, um bairro de classe média que ao passar dos anos foi se tornando um bairro pobre e predominantemente habitado por famílias negras.

resumo do livro - minha história - michelle obama

fotos livro - minha história - michelle obama

Depois dessa primeira fase, Michelle nos apresente a sua vida adulta, entrando na faculdade e começando a se desenvolver na carreira de advogada. E de maneira bem clara, ela nos mostra como era o racismo e o machismo nos anos 80 dentro das universidades.

Tentava não me intimidar quando a conversa em sala era dominada pelos alunos homens, o que era bastante comum. Ao escutá-los, me dei conta de que não eram mais inteligentes do que nós. Eram apenas mais incentivados a falar…

Quando Michelle começa a nos contar sobre seu trabalho é quando também entramos no seu universo com seu futuro marido Barack Obama. Eles se conheceram no ambiente de trabalho, e no começo Michelle meio que tentava se desvencilhar das investidas de Barack, mas depois os dois entram em um relacionamento bem maduro e com momentos bem graciosos.

Conforme a história vai se desenrolando, vemos o casal tentando conciliar suas vontades com a vida de cada um, até desenrolar da vida politica de Barack Obama até chegar a presidência dos Estados Unidos.

O relacionamento de Michelle com suas filhas também é muito interessante de olhar, ela nos conta que como as meninas ainda eram pequenas quando o pai chegou a presidência, ela fez questão que não houvesse deslumbramento e que todos tivessem os pés no chão, por exemplo, avisando as camareira da Casa Branca que as duas iriam arrumar a própria cama todos os dias, entre outras coisas.

contra-capa livro - minha história - michelle obama

O livro    Minha História   é leve, com passagens emocionantes e escrito de forma fluida. Michelle, assim como eu já imaginava, se mostra uma mulher forte, determinada a correr atrás de seus sonhos mas sem se deixar levar por seus altos e baixos.

Ela como primeira-dama conseguiu aproximar mais a população da Casa Branca promovendo eventos aberto ao público e também desenvolveu um projeto de alimentação saudável e atividades físicas para incentivar a população a cuidar melhor da saúde. E claro, nem tudo são flores, ela também teve que lidar com o assedio da mídia que insistia em perseguições por motivos fúteis como seu corpo, suas roupas, suas famílias entre outras coisas.

resenha livro - minha história - michelle obama

Minha História de Michelle Obama possui pouco menos de 500 páginas e conta com um relato divertido e inspirador da história da primeira família negra a chegar a Casa Branca e ainda possui algumas fotos com momentos importantes na vida da autora e que nos faz nos envolver ainda mais com a leitura.

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked