Resenha: O Garoto de Lugar Nenhum – Katherine Marsh

Sinopse:   Ahmed está preso em uma cidade que não quer nada com ele. Recém-chegado a Bruxelas, na Bélgica, o jovem de catorze anos fugiu de uma vida de incertezas e sofrimento na Síria, perdendo o pai na perigosa viagem à costa da Europa. Agora, Ahmed precisa lugar para sobreviver sozinho, mas, sem ninguém para confiar e sem ter para onde ir, ele começa a perder as esperanças.

Até que ele conhece Max, um menino americano. Solitário e com saudades de casa, Max está sendo incomodado por um valentão na escola e não fala uma palavra em francês. Quando as vidas de Max e Ahmed colidem, cresce uma amizade entre eles, desafiando todas as probabilidades. Juntos, aprenderão o que significa ser corajoso e como a esperança pode mudar seus destinos.

Tendo como pano de fundo a crise dos refugiados Sírios na Europa, a premiada autora Katherine Marsh conta uma emocionante história de resiliência, amizade e heróis cotidianos.

LIvro O garoto de lugar nenhum - Katherine Marsh

Resenha:   O livro   O garoto de lugar nenhum  além de emocionante ele também possui uma história muito envolvente. Logo no início nos deparamos com Ahmed e seu pai em um barco junto com outros refugiados, ao começar uma tempestade o pai de Ahmed junto com outros refugiados resolvem pular no mar para tentar coordenar o fluxo do barco, mas após uma grande onda, Ahmede se vê totalmente sozinho no mundo. Após perder toda a sua família na guerra da Síria, agora vê seu pai sumir na imensidão do mar levado por uma onda.

Ahmed consegue ir para uma campo de refugiados na Europa, porém, após um tempo ele resolve fugir e o seu contrabandista não era bem uma boa pessoa, por isso, Ahmed se vê em meio a uma fuga frustrada em Bélgica de madrugada e assim ele acaba indo parar no porão de uma casa.

Max é um garoto norte-americano que se vê obrigado a se mudar para Bélgica junto com sua família após seu pai ir trabalhar nesse país e para sua ira, ao chegar lá ele descobre que terá que fazer o mesmo ano da escola novamente, ou seja, ele vai ficar atrasado. Max detesta sua vida no novo país, ele não fala francês, tem um garoto que o persegue no colégio e naquela naquela cidade o agrada, até que um dia ele descobre que tem um garoto vivendo no porão de sua casa, e ai tudo muda.

O garoto de lugar nenhum   é um livro muito sensível e que nos faz pensar melhor sobre a situação dos refugiados na Europa. Como o preconceito, medo e falta de empatia pode acabar destruindo a vida de muitas pessoas. Apesar de ser uma ficção eu consegui imaginar muitos refugiados na mesma situação desesperadora de Ahmed.

Esse livro é uma leitura que todos deveriam fazer para entender como é o sofrimento dessa gente e parar um pouco para pensar em como fazer para ajudá-las.

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked