Resenha: O Melhor do Cortella

Mário Sergio Cortella sem dúvida é um dos intelectuais brasileiros mais populares da atualidade e em 2018 ele completou 30 anos da publicação de seu primeiro livro – Descartes: A Paixão pela Razão. No livro   O Melhor do Cortella   nos temos um breve relato do autor contanto como foi sua trajetória nesses 30 anos como autor, professor, secretário municipal de Educação de São Paulo e também como apresentador de programas de TV.

Capa do livro - O melhor do Cortella

Depois de entendermos melhor como  Mário Sergio Cortella se tornou uma grande referência o livro    O Melhor do Cortella    nos mostra uma seleção de frases e ideias que foram utilizadas nos livros publicados pelo mesmo durante esses 30 anos.

O Melhor do Cortella – Trilhas do Pensar    é o primeiro volume de uma trilogia para comemorar tantos anos de escrita, ideias, pensamentos e frases. Aqui o livro é dividido por tópicos que englobam filosofia, religião, política, ciência e arte.

Abaixo eu selecionei alguns pensamentos que estão nesse volume para dar um pequeno aperitivo para você se inspirar e quem sabe adquirir essa trilogia e por que não, outros títulos do autor?

Lombada do livro - O melhor do Cortella

“Mesmo as ideias mais abstratas expressam uma realidade concreta, seja para entendê-la, seja para atuar sobre ela.” (Descartes: a paixão pela razão.)

“Para não exaurir nossa humanidade, é urgente cooperar, e, todos os dias, recordar este ditado africado: “Se quiser ir apenas rápido, vá sozinho, se quiser ir longe, vá com alguém.”” (Não se desespere!)

“Liberdade é fazer o que não prejudica outra pessoa.” (Pensar bem nos faz bem!)

“O que queremos todos, aquilo que vale a pena, é vida longa e boa. Porque só vida longa pode ser uma experiência de agonia inútil.” (Vivemos mais! Vivemos bem?)

“Não se confunda politica com partido. Partido é uma forma de fazer politica.” (Não se desespere!)

“Politica é a vida em comunidade, a vida em sociedade, portanto, a obra humana coletiva. Creio que uma das razões, em algumas circunstâncias, do apodrecimento da esperança reside justamente no fato de as pessoas não terem contato com o resultado da obra que fazem.” (Sobre a esperança)

Contra capa livro O melhor do Cortella

“A democracia não é a ausência das regras; ela é a ausência de opressão.” (Basta de cidadania obscena!)

“Princípios como transparência, isonomia e liberdade de expressão apoiam uma salvaguarda contra qualquer tirania.” (Ética e vergonha na cara!)

“O que é uma pessoa íntegra? É uma pessoa correta, que não se desvia do caminho, uma pessoa justa, honesta. É uma pessoa que não tem duas caras. Qual a grande virtude de uma pessoa íntegra? Ela é sincera.” (Educação, convivência e ética)

“Afinal, religião e filosofia não obrigatoriamente são incompatíveis.” (Pensar bem nos faz bem!)

 

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked