Papel de Parede: Como Colocar e Escolher o Modelo Certo

O papel de parede é algo que pode mudar totalmente a decoração de um ambiente, ou mesmo acrescentar aquele toque final que o espaço precisava. Mas para escolher o papel de parede ideal para o seu ambiente é preciso levar alguns quesitos em consideração.

E por conta disso, eu hoje resolvi falar um pouco mais sobre dicas de como escolher o papel de parede ideal para o seu ambiente,  conseguindo assim transformar a sua decoração e deixar a sua casa muito mais bonita e personaliza. Confira!

casa decorada com papel de parede com estampa dos anos 70

1. Um bom papel de parede pode fazer toda a diferença na decoração do seu ambiente – Foto: Papel de Parede Anos 70

Como escolher papel de parede

Como eu já falei, o papel de parede é algo que pode mudar totalmente a decoração de um ambiente, mas para que isso acontece é necessário escolher o modelo certo de papel de parede para o seu cômodo. Por conta disso a primeira que coisa que você deve levar em consideração na hora de comprar o papel de parede para decorar a sua casa é pensar no tamanho do cômodo que ele será usado.

Agora você deve estar se perguntando: mas porque é importante saber o tamanho do cômodo? Bom, primeiramente porque isso irá ajudar a escolher a quantidade de papel de parede para esse ambiente, mas além disso, o tamanho do cômodo deve ser levado em consideração, pois para ambientes pequenos é importante escolher modelos de papel de parede com cores mais claras e sem estampas muito chamativas, visando manter a sensação de que o espaço é visualmente maior.

Mas caso você queira muito usar um papel de parede super colorido em um ambiente pequeno da sua casa, pense em uma decoração que seja mais clean e bem clara para o restante do cômodo, também lembre-se de usar o papel de parede em apenas uma parede, isso vai evitar que o cômodo fique muito tumultuado e com a sensação de que ele é menor.

Outro ponto importante na hora de escolher papel de parede para decorar a sua casa é pensar no estilo de decoração da sua casa, afinal, é importante que o papel de parede se harmonize ao ambiente. Para um ambiente retrô, por exemplo, um papel de parede anos 70 é uma ótima escolha, já para uma decoração mais clássica, prefira papel de parede com estampas bem delicadas, ou uma decoração moderna invista em modelos de papel de parede com estampas geométricas.

corredor decorado com aparador de madeira e papel de parede azul com estampa geométrica

2. Escolha o modelo de papel de parede que mais tenha a ver com a decoração do seu ambiente – Foto: Papel de Parede dos Anos 70

Papel de parede para sala

A sala é um dos ambientes mais frequentados da casa, afinal, é ali que ficamos horas relaxando com a família e também é o ambiente que recebemos visitas, por conta disso, é muito escolher um modelo de papel de parede que se harmonize o estilo de decoração, mas além disso, o papel de parede para sala deve levar bastante sensação de acolhimento ao ambiente.

Os modelos de papel de parede com estampa amadeirada, tijolinho à vista e até mesmo cimento queimado são muito usados na sala justamente por levar essa maior sensação de acolhimento, mas claro que você pode optar por muitos outros tipos, com tanto que a estampa “converse” com o estilo da sala.

Papel de parede para decoração de sala de estar cinza Foto Rodrigo Fonseca

3. Papel de parede para decoração de sala de estar cinza – Foto: Rodrigo Fonseca

Papel de parede para quarto

A decoração do quarto exige um cuidado especial, isso porque esse ambiente é onde vamos quando precisamos relaxar, descansar e dormir, então o papel de parede para quarto deve garantir que o cômodo fique mais confortável.

Como o quarto também não costuma ser um cômodo muito amplo, procure colocar o papel de parede em apenas uma parede que será o destaque do quarto, ou se preferir escolha modelos bem delicados e discretos de papel de parede, pois assim fica mais fácil combiná-los e usá-los em mais de uma parede.

decoração moderna para quarto com papel de parede colorido Foto Viva Decora

4. Decoração moderna para quarto com papel de parede colorido – Foto: Viva Decora

Estampa de papel de parede

O papel de parede pode ser encontrado com diversos tipos de estampas como listrados, pedras, papel de parede infantil, com estampa de flores, plantas, geométricas entre tantas outras, e isso acaba deixando muita gente confusa na hora de comprar o modelo certo de papel de parede.

Além disso, alguns modelos de papel de parede são bem datados, como um lindo papel de parede anos 70 com estampas mais coloridas, ou um modelo de papel de parede mais moderno com desenhos abstratos, por isso tudo, para comprar o papel de parede ideal para a sua casa ou mesmo para o seu escritório é preciso pensar em quais são as suas expectativas para esse item na decoração.

Se você não tem medo de ousar e sabe como combinar perfeitamente o papel de parede mais colorido e divertido com a sua decoração, saiba que isso vai garantir uma decoração super personalizada e cheia de irreverência, mas caso contrario, nossa dica é sempre optar por modelos mais discretos e delicados que nunca tem erro.

sala de jantar moderna decorada com pendentes pretos e papel de parede azul

5. O papel de parede pode mudar o estilo de um ambiente – Foto: Papel de Parede dos Anos 70

Como colocar papel de parede

Se você já escolheu o seu papel de parede agora deve estar se perguntando: mas como colocar papel de parede? Pois bem, não entre em pânico, pois nós vamos te dar todas as dicas de como colocar papel de parede e assim você vai conseguir fazer essa mudança em sua cada de modo rápido e sem precisar de muita bagunça.

Passo a passo: como colocar papel de parede

1. É importante que a superfície da parede esteja bem limpa e sem nenhuma imperfeição, por isso, se for necessário, lixe a parede, passe um pano úmido para tira o excesso de resíduos e deixe secar naturalmente;

2. Tenha em mãos todas as medidas da parede que receberá o papel de parede, e em seguida corte o papel de parede com 10 cm de sobra tanto na parte de cima quanto na parte de baixo;

3. Pegue o papel de parede adesivo e comece instalando-o a partir do teto, indo até o chão, mas com cuidado para não deixá-lo torto;

4. Use um pano e também uma régua para te auxiliar a colocar o papel na parede e assim evitar o aparecimento de bolhas;

5. Em caso de bolhas, fure-as com um alfinete e passe uma espatula e o pano seco para tirar imperfeições;

6. Por fim, com o auxílio de um estilete, corte o excesso de papel de parede e puxe devagar para evitar qualquer imperfeição.

atelie decorado com papel de parede anos 70

6. Atelie decorado com papel de parede verde com estampa retrô – Foto: Papel de Parede dos Anos 70

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked