Resenha: 50 grandes ideias da humanidade que você precisa conhecer

sobre 50 grandes ideias da humanidade que você precisa conhecer

Talvez eu ainda não seja tão velho assim mas ainda vivenciei o final de uma época em que era comum venderem enciclopédias nas escolas.

O livro “50 grandes ideias da humanidade” que você precisa conhecer” me lembrou de uma parte boa da minha relação com aquelas enciclopédias do meu período escolar: graças a esses livros acabei aprofundando ou tendo um contato inicial com muitas grandes ideias.

O autor é professor da Universidade de Oxford e soube reunir bem 50 grandes ideias em um livro curto, rápido, fácil de ler.

curiosidades sobre a humanidade

resumo - 50 grandes ideias da humanidade que você precisa conhecer

O estilo do livro não lembra em nada o que poderíamos esperar de uma enciclopédia. As 50 ideias são divididas em 6 temas principais: filosofia, religião, política, economia, arte e ciência. Provavelmente os temas mais importantes para sociedade e pra vida humana.

Cada ideia é formada de um texto que começa com uma citação muito relevante sobre ela, seguida de texto explicativo, linha do tempo e blocos reservados para tópicos centrais. Tudo em no máximo 5 ou 6 páginas sobre cada ideia.

Não é um livro que se aprofunda em cada tema mas cada página é capaz de plantar uma sementinha de curiosidade na cabeça do leitor.

Gostei da leitura do livro pois ela me fez perceber como ideias que consideramos como se fossem naturais e tivessem existido desde sempre são na verdade construções humanas durante a História.

Por exemplo, nas páginas dedicadas a “Regra de Ouro” aquela que nos sugere que devemos “trate os outros como gostaria de ser tratado” são citados Confúcio, Jesus, Maomé, Kant e JF Kennedy.

Em um trecho de um discurso de JFK durante o auge dos conflitos raciais dos anos 60 e 70 nos Estados Unidos ele pergunta em linhas gerais se brancos gostariam de trocar de pele com americanos negros quando estes não têm direito a desfrutar de uma vida plena e livre.

Outra ideia de extrema importância presente no livro é o destino. O livro conta um pouco sobre a história do destino desde a Grécia antiga e como ele pode se opor a ideia de livre arbítrio citando o Alcorão e a opinião de quem se opõe ao destino como ideia.

O livro também apresenta ideias que podem ser colocadas em oposição como liberalismo, comunismo, democracia e censura.

resenha do livro - 50 grandes ideias da humanidade que você precisa conhecer

resumo - 50 grandes ideias da humanidade que você precisa conhecer

Na maioria das vezes o autor Ben Dupré não assume uma postura pró ou contra as ideias que descreve, a menos é claro quando lida com absurdos históricos e sociais como o racismo.

O livro não conta sobre as contribuições brasileiras ou mesmo latinas para as grandes ideias que apresenta mesmo quando trata de temas políticos que poderiam ter essas contribuições. O olhar costuma ser mais voltado para Estados Unidos e Europa.

Pra finalizar, “50 grandes ideias da humanidade” é um bom livro para ter contato temas que são fundamentais e que continuarão sendo fundamentais para nossas vidas durante muito tempo.

Recomendo sua leitura mesmo para quem só está procurando a porta de entrada para todas essas grandes ideias da humanidade.


Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked