Resenha: O livro ilustrado dos maus argumentos

resumo do livro - o livro dos maus argumentos

Meu interesse por falácias lógicas aparece em conversas com meus amigos com frequência quase semanal. Por isso quando eu vi “O Livro Ilustrados dos Maus Argumentos” a venda em uma livraria da rodoviária não resisti a vontade imediata de compra-lo.

Lí o livro inteiro em uma viagem curta em menos de uma hora no mesmo dia em que o comprei tamanho meu interesse pelo seu tema central mas continuo pensando sobre a leitura desde então.

É fato que eu já conhecia o livro pela sua versão online e gratuita em inglês. “O Livro Ilustrados dos Maus Argumentos” foi escrito por um engenheiro de software chamado Ali Almossawi, e teve certa fama em algumas comunidades de programadores das quais participo na data de seu lançamento em 2014.

Trata-se de um livro curto com uma proposta que considerei genial e bem executada de listar e ilustrar 20 falácias lógicas.

resenha - o livro dos maus argumentos

página do livro - o livro dos maus argumentos

Mesmo que você ainda não conheça o termo “falácia” é provável que esteja rodeado por elas toda vez que abre Facebook ou sites de jornais para checar as novidades. A falácia lógica é um erro de argumentação, proposital ou não, que leva a uma conclusão não verdadeira.

Quando sua mãe te dizia “Qualquer um vai a essa festa mas você não é qualquer um.” ela estava usando de uma falácia já bem conhecida chamada equívoco, listada no livro.

Quando você entra em uma discussão sobre política e é taxado de coxinha ou petralha antes mesmo dos seus argumentos serem discutidos você está no meio de um falso dilema, também listada no livro.

Ou quem sabe se sua namorada ou namorado comenta sobre algo que não gostou no seu comportamento e você logo diz: “E você que fica o dia inteiro jogando video-game”. Falácia!

Todos os dias cometemos e nos deparamos com essas falácias e isso torna o conhecimento que o livro traz importante para qualquer pessoa.

resumo do livro - o livro dos maus argumentos

O livro, é claro, não criou a definição de nenhuma dessas falácias e faz apenas o trabalho de apresentar e categorizar as 20 falácias mais comuns segundo o autor.

Cada falácia é descrita por um texto explicativo bem sucinto contendo uma página e uma bela e engraçada ilustração de Alejandro Giraldo com um estilo que me fez lembrar das ilustrações satíricas de Alice no País das Maravilhas.

A leitura não tem pré-requisitos e não é necessário ter um conhecimento de lógica formal para entender o livro.

Os textos sobre as falácias incluem exemplos retirados da cultura dos Estados Unidos ou da literatura relacionada como Aristóteles, Stephen King e Bertrand Russel.

resumo do livro - o livro dos maus argumentos

A bibliografia fica disponível no final do livro e pode servir para aprofundar as questões sobre argumentação, lógica e escrita.

Por vários motivos tenho certeza de que esse livro deveria ser lido pelo maior número de pessoas. “O Livro Ilustrados dos Maus Argumentos” é uma leitura prazerosa e necessária e o conhecimento que ela oferece abre nossos olhos e oferece um escudo contra notícias falsas, argumentos mal formulados, discussões sem sentido e manipuladores.

Por mim uma leitura muito recomendada!

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked