Resenha: Um Amor Perdido – Alyson Richman

Sinopse:    Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. Mas, no campo de Terezin, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Do conforto da vida em Praga antes da ocupação, aos horrores da Europa em guerra.    Um Amor Perdido   explora a resistência do primeiro amor e do espirito humano e a capacidade de recordar.

Resenha do livro - Um amor perdido

Resenha:   Um amor perdido   nos transporta para três períodos da história, o pré-guerra, o durante a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra e logo conhecemos a forte protagonista Lenka, uma jovem de família judia que vive com seus pais em Praga e que tem uma babá adorável. Lenka em sua infância convive com uma mãe depressiva por não conseguir ter um segundo filho, mas depois de um tempo tudo mudo e ela ganha uma irmãzinha.

A família de Lenka tem boas condições financeiras, por isso, eles vivem muito bem e Lenka consegue entrar para a faculdade de artes, onde ela conhece Veruska, irmã de seu futuro grande amor, Josef.

Depois de um fim de semana na casa de campo da família de Veruska, Josef e Lenka começam um relacionamento que eles resolvem manter apenas para si, porém, depois de um tempo com a ameça de os nazistas conseguirem tomar Praga eles resolvem se casar com a promessa de que Josef vai conseguir visto para toda a família de Lenka ir embora para os EUA – o pai de Josef já tinha providênciado para sua própria família.

Lombada do livro - um mor perdido

Porém, como você deve imaginar, os planos do casal não saem como planejado e Lenka se recusa a ir embora e deixar seus pais e sua irmã em Praga em plena guerra, por isso, eles acabam se separando. Depois de muitas cartas trocadas, chega uma hora que Lenka para de responder as cartas de Josef – ela foi transferida para Terezin, um tipo de campo de concentração – e Josep vai amargar anos de dúvida se sua amada sobreviveu ao holocausto ou não, já Lenka após saber de um atentado no navio onde estava seu marido ela acredita que ele morreu.

Depois da guerra Josef resolve continuar sua vida e acaba se casando, depois de receber a noticia de que Lenka tinha falecido no campo de Auschwitz, já Lenka, após a guerra conhece um soldado norte americano que se apaixona por ela e também resolve seguir a vida e se casa com ele.

contra capa do livro - um amor perdido

Bom, como a versão do livro que eu recebi é uma prova antecipada, eu não sei com certeza se o livro publicado se desenvolve exatamente igual ao qual eu li, porém, eu acredito que o começo seja igual, portanto, logo no inicio você já descobre que o nosso querido e sofrido casal vai acabar se reencontrando.

Um amor perdido     com certeza já entrou para a lista de meus livros favoritos.  Alysson Richman escreve de maneira fluida e consegue nos fazer embarcar na vida dos personagens e sofrer tudo junto com eles. A leitura é difícil, pesada, aquilo que a gente já esta acostumado quando o assunto é livros sobre a Segunda Guerra Mundial, porém, também é sensível e prende nossa atenção do inicio ao fim, tanto que li 335 páginas em apenas um final de semana.

capa do livro - um amor perdido

Um amor perdido   é um livro que eu indico para todos que gostam de romances históricos e que gostam do tipo de leitura que vai te deixar bem arrasada no final, porque depois de tanta desgraça, não tem como não se comover. Eu só posso agradecer ao   Grupo Editorial Record    por me dar o prazer dessa leitura.

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked