Resenha: Você se lembra de mim?

capa do livro - você se lembra de mim ?

Sempre ouvi falar muito bem dos livros da Megan Maxwell, porém, nunca tinha pego nenhum pra ler e resolvi começar por um que a Editora Planeta me enviou, que foi o “Você se lembra de mim?” ao ler a sinopse na contra-capa do livro não achei que ele seria lá essas coisas, mas como nunca fui de desistir de um livro, resolvi seguir em frente.

Logo no começo do livro tem uma nota da autora onde ela revela que o livro é divido em duas partes e a primeira é real, é baseada na história de amor dos pais dela, ai já comecei a me interessar mais.

A primeira parte do livro se passa na década de 60 e conta a história de Carmem e Loli, duas irmãs espanholas que partem rumo a Alemanha em busca de emprego e no meio da viagem elas conhecem Tereza uma espanhola que também estava indo para Alemanha em busca de uma vida melhor e ali nasce uma grande amizade. Já na Alemanha elas vão morar em uma pensão para moças e lá elas conhecem Renata, uma alemã que fuma e tem o costume de usar calças, coisas bem modernas para uma moça naquela época, no começo as espanholas acham estranho aquele comportamento de Renata, mas depois deixam o preconceito de lado e acabam virando grandes amigas.

resenha do livro - você se lembra de mim?

livro - você se lembra de mim - resenha

Elas não se desgrudam durante muito tempo, sempre saiam para dançar, jantar e passear, até que Teresa conhece um rapaz que as amigas não aprovam seu relacionamento com ele (com toda razão!) e ela acaba se distanciando. Mas as outras três ainda não se desgrudam. Dia vai e dia vem, Carmem e Loli acabam conhecendo dois militares norte americanos e acabam se apaixonando, Carmem começa a namorar Teddy e Loli namora com Darío e eles fazem planos para o futuro, casamento e tudo mais.

A primeira parte do livro se trata principalmente da história de Carmem e Teddy, o amor que um sente pelo outro é imenso, mas como o destino nos prega muitas peças, Teddy é mandado para guerra do Vietnã. A partir daí é história se torna bem pesada e triste e acaba meio que do nada.

A segunda parte do livro se passa 35 anos depois e é fictícia, já nos anos 2000 e aí teremos a história da filha de Teddy e Carmem, Alana.

Alana é uma personagem excelente, super sexy, divertida, independente, com ótimas falas. Ela é uma jornalista da revista Exception de Madri que é envia a Nova York junto com sua amiga e fotografa Isa para fazerem algumas reportagens.

Lá em Nova York elas resolvem sair para passear e Isa conhece Karen e se apaixona, e Karen tem muitos amigos e claro, Alana acaba se interessando por um deles também, Joel, mas isso até ela descobrir que ele era militar, daí ela entra em pânico, lembra de todo o sofrimento da sua mãe e faz o possível pra se afastar desse homem.

livro - você se lembra de mim - resumo

resumo - você se lembra de mim - Megan Maxwell

Livro - Você se lembra mim ? - Megan Maxwell - resenha

A primeira parte do livro é linda, mas eu achei bem cansativa, o que me motivou realmente a lê-la foi saber que era em fatos reais e eu queria muito saber o fim daquela história de amor, já a segunda parte me fez querer devorar o livro em poucos minutos, porque os fatos foram se desenvolvendo de forma rápida, engraçada e realmente conseguia me deixar apreensiva pra saber o que ia acontecer.

O titulo do livro carrega uma grande carga emocional (quem lê, entenderá) por isso achei a escolha perfeita.

Amei cada detalhe desse livro, não sei se é porque logo de cara fiquei sabendo que aquela era realmente a história de alguém, mas a forma como a autora relata os fatos, ricos em detalhes, faz toda a diferença.

Na primeira parte do livro a gente encontra algumas partes do diário de Carmem e de cartas que ela trocava com Teddy enquanto ele estava no Vietnã e no fim do livro ainda se encontra algumas fotos da família, ah, estava quase esquecendo de mencionar que praticamente toda a história  é recheado de ótimas dicas musicais. Com certeza “Você se lembra de mim?” já ganhou um lugar todo especial no meu coração.

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked