Resenha: Sob o Céu Escarlate – Mark Sullivan

Sinopse:    Pino Lella não quer se meter na guerra dos nazistas. Ele é o típico adolescente italiano da década de 1940: adora a música, a boa comida e, é claro, as garotas. No entanto, seus dias de inocência estão contados.

Quando a cidade de sua família, Milão, é destruída durante um bombardeio orquestrado pelos Aliados, Pino passa a ajudar a fuga de judeus por meio de uma rede secreta de passagens subterrâneas, sob os Alpes. Nesse meio-tempo, o garoto acaba se apaixonando por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha que ele.

A guerra, no entanto, é implacável. Na tentativa de proteger o filho, os país de Pino o forçam a se alistar nas Forças de Guerra Alemãs, acreditando que, dessa forma, ele estaria livre do front. Seus caminhos o levarão à oportunidade de agir como espião dentro do Alto Comando Alemão, e Pino deverá enfrentar os horrores da maior guerra já vista na história do homem.

livro - sob o céu escarlate

sob o céu escarlate

Resenha:  O livro  Sob o Céu Escarlate  é baseado em uma história real que se passou durante a 2º Guerra Mundial. Nela conhecemos o jovem e carismático protagonista, Pino Lella, e durante todo o livro conseguimos nos divertir e sofrer com esse garoto.

Nesse livro vemos como a guerra afetou a Itália e como isso foi prejudicando aos poucos a vida de seus moradores. Pino ainda adolescente é enviado para ficar no mosteiro do Padre Re, onde seu irmão já está a algum tempo, os pais resolvem mandar o irmão mais velho para tentar protege-lo dos bombardeios que Milão está sofrendo, uma vez no mosteiro, Padre Re resolve contar com a habilidade que Pino tem para fazer trilhas e escalar montanhas e o coloca como guia de judeus até a fronteira com a Suíça, visando salvar vidas que estão em perigo.

Mas com a proximidade do seu aniversário de 18 anos, os pais resolveram fazer com que ele se alistasse nas Forças de Guerra Alemãs, mesmo contra a vontade do filho, afinal, ou era as Forças de Guerra Alemãs ou ele seria mandado para a guerra junto com os fascistas, e  nesse caso a chances de sobrevivência eram bem menores.

Apesar das atividades de Pino Lella não o levar para a frente de batalha, ele acaba se envolvendo em algo também muito perigoso, Pino Lella acaba se tornando motorista de um dos maiores generais nazistas e por fim, se transforma em um espião dentro do Alto Comando Alemão.

O livro   Sob o Céu Escarlate  é inspirador. Com uma narrativa empolgante e repleta de detalhes, não tem como não se envolver com cada um dos personagens, porque além de mostrar a guerra nas suas faces mais tristes e horripilantes, o livro também nos mostra que mesmo em meio ao caos é possível ter esperança e o amor.

Para quem, assim como eu, adora livros relacionados a 2º Guerra Mundial, Sob o Céu Escarlate é uma leitura essencial, cheios de lições de vida, mesmo que a gente fique com o coração partido com os acontecimentos na vida do protagonista.

Compartilhar:

Seja a primeira a comentar

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked