06 dicas para quem quer criar o hábito da leitura

lendo - menina lendo Foto: Melina Souza Se tem uma coisa que eu amo fazer é ler, é o meu passatempo preferido, mas sempre me deparo com pessoas me perguntando como faço pra ler tanto, como criar o hábito da leitura, que quando elas tentam ler elas sentem sono, preguiça, ou simplesmente não gostam, porém, elas gostariam de criar esse hábito. Por isso resolvi separar algumas dicas pra ajudar essa galera toda.

1 – Sempre tenha um livro perto de você

Sabe aquelas horas que você passa na fila do banco, esperando pra passar em uma consulta médica, na hora do almoço, pois é, todas esses minutinhos que são jogados fora podem se converter em minutos preciosos de leitura. Eu sempre tenho uma livro na bolsa (para os mais entusiastas do mundo digital podem carregar um Kindle), então se estou no ônibus, estou lendo, se estou na fila do banco, estou lendo, na hora do meu almoço eu sempre leio, somando todos esses minutos pode ter certeza que logo logo você terá lido um livro inteiro.

2 – Compartilhe suas leituras

A leitura é um habito bem solitário, só que não, hehe. É lógico que no momento da leitura você estará concentrado e bem longe do mundo exterior (pelo menos comigo é assim), mas um leitor atrai mais leitores, então provavelmente você terá pessoas com quem falar sobre as experiências adquiridas nos livros, e assim vai ficar sabendo de mais livros que vão aguçar sua curiosidade e é aí que você vai querer ler mais e mais. Se você não sabe por onde começar, o Skoob é uma boa ferramenta para compartilhar suas leituras.

3 – Leia livros sobre assuntos de seu interesse

Parece uma dica bem óbvia né? Mas não é. Muitas pessoas pegam livros que estão na moda para ler, porém, nem sempre esses livros são sobre temas que elas gostam. Eu, por exemplo, tem muitos livros que são sucessos, que todo mundo lê, mas não são temas que me interessam, por isso nem pego pra ler, porque provavelmente se tornaria uma leitura bem cansativa ou sem tanto interesse, mas se você quiser se arriscar, também pode, vai que a surpresa seja boa.

4 – Crie uma rotina

Rotinas são chatas? Sim são, mas nem todas. Crie um habito de ler diariamente em um determinado horário, alguns se sentem melhores lendo logo de manhã, outros (assim como eu) preferem ler a noite, o importante é respeitar essa rotina e aos poucos ir percebendo o quão prazeroso ela pode ser.

5 – Não se prive

Se você gosta de assistir televisão, passar horas nas redes sociais, continue com seus hábitos, se você começar a deixar coisas que você gosta de lado pra tentar se tornar um leitor assíduo isso provavelmente vai te aborrecer e você vai pegar raiva da leitura.

6 – Vá a feiras de livros

As feiras de livros podem te motivar a ler mais porque lá você vai encontrar muitos apaixonados por leitura, conhecer autores e novas editoras e também porque no meio daquele mundo de livros com certeza você vai encontrar muitos que falam de assuntos do seu interesse ou acabar comprando alguns pela capa ( porque existe muitas capas maravilhosas de livros) o que também não é ruim, porque já comprei muito livro pela capa e acabei me apaixonando. Espero ter ajudado, um mundo com mais leitores com certeza é um mundo mais feliz.