7 dicas para quem quer começar a caminhar

dicas para caminhada, bom tênis Todo mundo sabe que exercícios físicos fazem muito bem pra saúde, certo? Mas tem muita gente que não faz exercícios em academias por falta de dinheiro, por falta de tempo ou simplesmente por não gostar. Mas que tal fazer exercícios naquele parque que tem perto do seu trabalho, ou no seu bairro? A caminhada é um exercício que trás muitos benefícios para saúde entre eles a prevenção da obesidade e a melhora da auto-estima. dicas para começar a caminhar Porém, como todo sabemos, quando resolvemos praticar alguns esportes é necessário tomar alguns cuidados, mesmo que esse esporte seja de pouco impacto, como a caminhada, pensando nisso separei neste post algumas dicas pra vocês levantarem do sofá e começar a se exercitar.

1º Procure um médico.

É importante procurar um médico para que ele possa avaliar como está sua saúde, e caso necessário, ele possa te aconselhar a melhor forma de praticar o exercício. dicas para fazer uma boa caminhada

2º Escolha um bom tênis.

A escolha de um bom tênis é essencial pra que você não sinta dores ou sofra futuros traumas. Procure uma loja especializada em esportes ou mesmo um profissional da área para poder te orientar qual o tênis mais apropriado para você. faça alongamento, dicas para um bom alongamento

3º Faça alongamento.

Sempre faça alongamento antes e após a caminhada, isso reduz o risco de futuras lesões e de câimbras.

4º Escolha a roupa certa.

Pode parecer bobagem, mas não é. Procure sempre escolher roupas leves e que deem bastante mobilidade, e evite roupas apertadas, pois podem atrapalhar tanto os movimentos quanto a respiração.

5º Procure o melhor horário para você.

Eu particularmente prefiro caminhar bem cedinho, porque o clima esta mais fresco (principalmente nesse verão quentíssimo que estamos vivendo) e eu me sinto mais bem disposta. Porém, cada um tem sua própria preferência e limitações, só não aconselho a caminhar entre as 10h e as 16h, porque é muito quente e isso pode fazer com que se desidrate ou canse muito mais, além do sol estar muito forte e ser prejudicial a saúde.

6º Seja regular.

No começo pode dar uma preguicinha de ir caminhar, mas com o tempo o seu corpo vai se acostumar e até sentir falta nos dias que não caminha. No começo não exagere fazendo longas horas de caminhada, comece com 30 minutos diários, 5 dias por semana, e vá aumentando aos poucos até chegar a um tempo que você se sinta bem e satisfeito, eu por exemplo caminho 7 dias por semana, por volta de 1h 20 minutos, mas isso não é uma regra, muitos especialistas aconselham fazer 1 hora por dia, 5 dias por semana.

7º Coma e beba bem.

Antes da caminhada procure fazer uma alimentação leve como frutas, sucos e barrinhas de cereal. E beba bastante água, mesmo durante a caminhada, leve sempre uma garrafinha com você. dicas para fazer uma boa caminhada Pois é, não é hoje que a caminhada é o exercício ideal para todos os tipos de pessoas. Uma vez eu lí, por exemplo, que Thomas Jefferson fazia caminhadas regularmente como uma forma de refletir sobre problemas e encontrar soluções. Muitas pessoas já sabem dos benefícios da caminhada, no entanto começam e logo param. Uma boa dica para quem quer manter a regularidade é criar gatilhos mentais, por exemplo, colocar os tênis pela manhã e pensar: “Agora eu vou, não tem mais jeito” rsrs e não se cobrar muito, pois a caminhada além de tudo é uma atividade que precisa ser prazerosa. Beijinhos e boa caminhada!