Planeje-se com essas 8 dicas de coaching

O primeiro mês do ano ainda não acabou e você tem a chance de se planejar para conseguir conquistar o que deseja, mas para isso vai precisar de disciplina, força de vontade e organização O coaching é um trabalho de gestão pessoal que pode te ajudar na conquista desses objetivos. Recentemente tive um papo sobre coaching que sugeriu que uma boa gestão dos planos da nossa vida pode ser dividida em 8 tópicos inter-relacionados. Vou expor cada um e dar exemplos:

1. Objetivo

Alvo acertado simbolizando um objetivo alcançado. Planeje o que gostaria de atingir no próximo ano. Os objetivos são os desejos que você quer ter alcançado ao olhar para trás daqui a um ano. É importante que eles sejam realizáveis e mensuráveis, mas também que tragam algum valor para sua vida. Exemplos de objetivo:

  • Aprender inglês;
  • Ter uma página bem sucedida no facebook;

2. Evidências

As evidências tornam suas realizações mensuráveis e fornecem uma resposta para as perguntas: Já atingí meu objetivo? Nesse ritmo irei atingir meu objetivo? A evidência precisa ser um dado real e objetivo que te informa de maneira inequívoca seu progresso pessoal em direção ao seu objetivo. Exemplos de evidências:

  • Conquistei uma certificação em inglês;
  • Tenho uma página no facebook com pelo menos 4 desses itens: 500 curtidaas, 50 posts, 200 compartilhamentos, 20 menções, referenciado em 3 outras páginas;

3. Motivadores:

Casal junto em campo florido com sol nascendo ao fundo Enquanto as evidências dão clareza ao seu progresso os motivadores precisam dar clareza aos seus desejos. Os motivadores tem naturezas tão diversas quanto o número objetivos e pessoas possível. Entretanto comumente muitos motivadores são: reconhecimento de um grupo, autonomia ou enriquecimento financeiro, liberdade, status e felicidade. Ao definir motivadores a honestidade e clareza são essenciais. Afinal de contas: por que você quer aquilo que você quer? Exemplos de motivadores:

  • Quero aprender inglẽs para aumentar minhas chances de morar em países como Canadá/Inglaterra para ter mais qualidade de vida e segurança financeira;
  • Quero ter uma página de sucesso para ser reconhecido pelo meu trabalho entre meus pares e trabalhar com o que gosto sentindo-me útil.

4. Sabotadores

Sabotadores são comportamentos recorrentes que impedem o progresso na direção de seus objetivos. Um sabotador é algo que você precisará deixar de fazer para progredir em direção aos seus objetivos. Exemplos de sabotadores:

  • No momento que reservei para meus estudos de inglês costumo ter vontade de jogar vídeo-game e quando começo a jogar tenho dificuldades em parar;
  • Tenho dificuldade em conseguir organizar minha página. Quando verifico que não sei qual minha próxima tarefa acabo desanimando e vou para o twitter.

5. Estratégias:

Rapaz escreve diagramas em lousa branca fazendo planos Pensando em um plano de um ano, a parte de estratégias é o primeiro dos tópicos que tende a ser atualizado durante o ano. Uma estratégia é uma hipótese sobre um conjunto de ações que tende a facilitar seu progresso em direção ao seu objetivo. É interessante que a eficiência das estratégias seja validade a curto prazo. Exemplos de estratégias:

  • Vou estudar duolingo durante 21 dias seguidos, em seguida tentarei ver um filme em inglês com legenda em inglês e me sentir confortável com meu entendimento;
  • Vou organizar um grupo de estudo com meus amigos com conversas diárias sobre nossos progressos pessoais durante 3 semanas;
  • Reservarei 1 hora de cada um dos próximos 4 domingos para organizar e agendar minhas postagens do facebook;

6. Valores:

Valores tem um caráter muito pessoal e íntimo. Cada valor diz respeito a algo do qual você não está disposto a abrir mão facilmente, dada a importância desse valor para sua formação como pessoa. Valores demonstram traços de personalidade e preferências de estilo de vida. Podem estar diretamente conectados aos objetivos ou não. Exemplo de recursos:

  • Equilíbrio. Na minha busca por aperfeiçoamento pessoal não estou disposto a exceder o limite do meu corpo e da minha mente de forma a causar prejuízo a minha noção de prejuízo;
  • Honestidade. Meu progresso nos meus objetivos deverá ser mensurado de forma honesta sem utilizar de métricas falsas ou de conquistas vazias como posts copiados;

7. Recursos:

Um homem e uma mulher correm juntos em uma ponte em Londres Recursos constituem sua caixa de ferramentas na busca de seus objetivos. Os recursos tem naturezas diversas e podem ser materiais ou abstratos. Tudo aquilo que você precisa dispor para progredir em seus objetivos é um recurso. Exemplos de recursos:

  • Energia física e mental. Preciso dispor de energia física e mental para trabalhar no desenvolvimento de meus objetivos.
  • Dinheiro. Preciso de certa quantidade de dinheiro que garanta minhas contas em dia e assim a tranquilidade para trabalhar em meus objetivos.
  • Pessoas. Preciso aumentar meu círculo de conhecidos entre blogueiros para mostrar minhas ideias para eles e vice-versa;

É interessante notar que novas estratégias podem surgir nesse ponto para orientar a manutenção dos recursos listados.

8. Ações

Mãos masculinas escrevendo em papel em cima de uma mesa com vários post its e papéis Ações constituem entregas de curto prazo na direção da concretização de seus objetivos. Ações devem ser mensais, semanais e diárias e revisadas de acordo com essa periodicidade. Ações diárias precisam ser pensadas e analisadas diariamente. Aqui é exercitada a capacidade de transformar grandes objetivos em ações de curto prazo. Exemplos de ações:

  • Hoje vou terminar a aula 3 do duolingo de inglês;
  • Hoje vou criar as 3 issues posts curtos para minha página do facebook;
  • Essa semana só vou usar meu facebook em inglês;
  • Essa semana quero atingir o nível 4 em inglês;
  • Esse mês quero colocar no ar uma página explicativa sobre mim na página do Facebook.

O entendimento e principalmente a aplicação dos 8 tópicos listados acima deve ajuda-lo a organizar-se melhor, entender-se melhor e estar na direção de sua própria vida com um sentido mais claro de proṕósito e acompanhamento de progresso. É importante que durante a definição de cada um dos tópicos fique claro a inter-relação entre todos eles de modo a construir um plano pessoal coerente, honesto e eficiente pronto para ajuda-lo a se tornar a pessoa que você gostaria de ser daqui a um ano. Esse planejamento pode te ajudar a ser um executivo de sucesso, um pai melhor ou um monge beneditino. O importante é que ele o ajuda a estar no controle da sua vida ao invés de ser surpreendido constantemente por novos, intermináveis e injustificáveis projetos que vão aparecendo.