Final de semana em São Thomé das Letras – Roteiro para 2 dias (dia 2)

Bom gente, como prometido aqui vai a parte dois do post sobre São Thomé das Letras.

Pra quem não viu ainda, ou quer ver de novo a parte 1 da viagem, é só clicar aqui.

Igreja de Pedra - São Thomé das Letras - MG Dia 2) Cachoeiras de São Thomé das Letras Cachoeira véu da noiva, São Thomé das Letras Cachoeira Véu da Noiva Acordamos cedo ainda sem saber o que iríamos fazer. Uma pesquisa rápida no google mostrou várias cachoeiras e grutas para se conhecer na cidade. Tiramos o carro da garagem e seguimos por 8km de estrada de terra que vai no sentido contrário à Três Corações e leva até as principais cachoeiras da região. Passamos por várias cachoeiras, como a cachoeira da Eubióse (a apenas 2km da cidade, por isso de fácil acesso), a cachoeira do Flávio e o Véu de Noiva. Na cachoeira Véu de noiva, entramos um pouco, a água é muito boa, límpida e fria. Uma bela recompensa depois de 8km de poeira e calor escaldante rs. Trilha para cachoeira Eubióse, São Thomé das Letrastrilha em São Thomé das Letras A cachoeira tinha bastante gente, mas naquela hora não haviam muitos pernilongos e mosquitos que costumam importunar nesses locais. As cachoeiras que conhecemos em São Thomé não surpreenderam pelo tamanho ou volume de água, são cachoeiras pequenas e médias, mesmo assim boas opções para quem quer se refrescar. Dia 2) Visita ao centro da cidade, charmoso e rústico À tarde decidimos dar uma volta melhor pelo centro da cidade. O centro é recheado de lojinhas que vendem camisetas, saias, chapéus de bruxa, casinhas de pedra e doces da região. No segundo dia a viagem já parecia melhor e podemos curtir bastante o centro de São Thomé. Nas ruas que saem da praça central encontramos uma pequena galeria de lojas muito charmosa e fotogênica. Recomendo :) Lojas em São THomé das letras Por coincidência nesse mesmo momento estava passando no programa Caldeirão do Huck, um quadro com um rapaz que mora em São Thomé e estava reformando seu carro. Foi interessante passar pelos comércios e ver muita gente vidrada na televisão acompanhando nos mostrando aquele clima de cidade interiorana em que todos se conhecem. Meu namorado ficou contente quando paramos em uma padaria e tomamos um sorvete enquanto o rádio da padaria tocava Tim Maia e Jorge Benjor. Para quem gosta de músicas desse tipo e Raul Seixas, a cidade tem um atrativo a mais, pois é o tipo de som que se ouve em todos os lugares. Dia 2) Gruta minúscula no centro da cidade Gruta em São Thomé das Letras - MG Nós tinhamos ouvido falar da Gruta do Carimbado em São Thomé das Letras, que dizem levar até Machu Pichu no Peru e outras grutas da cidade. No centro acima do posto da polícia militar existe uma gruta minúscula que serve de ponto de visitação. É engraçado após a expectativa gerada pelas histórias das grutas da cidade entrar nessa gruta andar 1 minuto e sair dando de cara para uma agência do banco Itaú rs (aliás, o único banco presente na cidade) Ficamos ali por um bom tempo e conhecemos um grupo de amigas turistas que tirou essa foto na saída da gruta para a gente: Gruta em são thomé das letras -mgGruta em São Thomé das Letras -mg Confesso que durante essa tarde meu único remorso foi não ter comprado uma camiseta e uma saia. As saias vendidas ali tem estampas muito bonitas e estilosas e não são caras, além dos vendedores serem muito atenciosos e educados. Dia 2) Anoitecer no centro da cidade Dessa vez vimos o anoitecer no centro da cidade mesmo. A cidade ainda tinha alguns poucos enfeites natalinos, mas pouca coisa. Ficamos ali em frente à igreja da matriz, aparentemente uma igreja comum diferente da igreja de pedra próximo a onde ficamos hospedados. O anoitecer é agradável e o centro fica lotado de gente. Em momento algum vimos ou vivenciamos qualquer cena desagradável por ali, o ambiente é bom para casais de namorados, famílias ou aventureiros. Castelo em São THomé das letras Castelo de Alcazár Castelo em São THomé das LETRAS O centro ainda oferece diversas opções de restaurante, embora na sua maioria lotados também rs. Nesse dia por curiosidade também visitamos o supermercado da cidade, foi interessante ver a variedade de doces, queijos e água mineral oferecidos por lá. Eu acabei trazendo um potinho de doce de leite com maracujá e posso garantir que  super gostoso :) São Thomé das LEtras São Thomé das LETRAS Voltando para São Paulo São Thomé das Letras Na manhã seguinte fizemos o caminho de volta para São Paulo, seguindo para o Vale do Paraíba. Quando a gente estava em Três Corações vimos uma placa que indicava “São Paulo” e fomos por esse caminho pegando a Rodovia Fernão Dias. O problema: a Fernão Dias não tem saída em Taubaté para onde estávamos voltando rs. Acabamos entrando em Bragança Paulista depois saindo em Atibaia para pegar a Rodovia Dom Pedro I e finalmente a Rodovia Dutra somente em Jacareí. Fiquem preparados para os pedágios, que por conta desse desvio na nossa volta foram cinco ao total. Nada que tirasse o charme dessa visita curta porém muito interessante à São Thomé das Letras - MG. Igreja de Pedra - São Thomé das Letras Conclusão -  Lugares que não tivemos tempo de visitar São Thomé das Letras - MG vale a visita por um fim de semana ou mais, é uma cidade muito bonita, as pessoas são agradáveis, a cultura é rica e cercada de histórias místicas e belezas naturais. A cidade é a quarta mais alta do Brasil mas em nenhum momento fez frio por lá entre os dias 26 e 28 de Dezembro.Igreja de Pedra- São Thomé das Letras Pelo pouco tempo que ficamos lá e pela nossa decisão relâmpago de ir saímos sem visitar muitos lugares interessantes que depois vímos na internet, como o Vale das Borboletas, O Poço Azul e o Castelo de Eros no bairro rural de Sobradinho. Nos restou visitar o Castelo de Alcazár, uma balada famosa na cidade rs. Mas quem sabe numa volta possamos visitar esses lugares. São Thomé das Letras é destino muito bom e fica como nossa recomendação que você visite também essa cidade mística do sul de Minas Gerais.