A importância da música pop

Tendo seu início a partir da década de 30, a música pop é um estilo muito comercializado e,  como o próprio nome diz, muito popular. É um gênero que mistura diversos estilos, não tendo uma característica que o define por si próprio como o rock, jazz e o samba, por exemplo. Porém, a integração de elementos tão diversos que são responsáveis pelo sucesso da música pop no mundo todo. Mesmo tendo seu início na década de 30, foi só em 1950 que o pop se consolidou no mercado. Buscando influências do jazz, soul e country, junto de uma melodia simples, batidas repetidas e uma letra de fácil memorização, não demorou muito para as pessoas comprarem a ideia e se tornarem fã dos artistas desse gênero. Outros elementos responsáveis pela popularização do pop são as performances dos cantores em seus shows. Diferente do que estávamos acostumados, esses artistas acrescentavam diversos elementos em suas apresentações para chamar a atenção do publico. Coreografias, recursos visuais e caracterizações são só algumas das características presentes  nas turnês desses artistas. Desde então, o pop só aumentou sua popularidade, alcançando um sucesso estrondoso nos anos 2000, o que permanece até hoje. Separei alguns dos cantores mais importantes na história desse estilo.

Elvis Presley

foto elvis presley Elvis pode ser considerado um dos precursores desse gênero. Em 1954, ele lançava suas primeiras músicas, “Take“ e “Blue Moon of Kentucky“, ambas fizeram muito sucesso, e foi a partir desse momento que o cantor se popularizou não só nos Estados Unidos, mas também no mundo todo. As músicas do cantor eram empolgantes e alcançavam admiradores das mais variadas idades e classes sociais. Considerado por muitos um cantor de Rock, estilo que era sua principal influência, ele também pode ser considerado um cantor pop, pois suas músicas recebiam inspirações de inúmeros gêneros e suas letras grudavam facilmente na cabeça de qualquer um.

Madonna

foto madonna pirulito Madonna, considerada a rainha do pop, é uma das principais responsáveis pela popularização desse gênero. Seu primeiro álbum, “Like a Virgin“ , lançado em 1982, fez um sucesso instantâneo, entrando na lista dos mais vendidos logo em suas primeiras semanas. Famosa por ser polêmica, diversos clipes da cantora já foram censurados.  Além disso, ela é defensora de diversas causas, como os direitos de liberdade da mulher e os direitos da comunidade LGBT. Em muitas de suas músicas, além das letras marcantes, ela aproveita para fazer diversas criticas e também defender os direitos de liberdade da mulher e das comunidades LGBT.

Michael Jackson

foto show michael jackson Michael começou no The Jackson Five, grupo que fez muito sucesso na década de 60. Em 1979, ele saiu do grupo e lançou sua carreira solo no disco “Off the Wall“, mas foi só em 1982 com o álbum “Thriller“ que ele alcançou o sucesso mundial. Michael também era famoso por seus clipes elaborados, coreografias e por suas performances cheias de efeito. Juntamente de Madonna, ele é um dos principais responsáveis pelo sucesso mundial da música pop.

Lady Gaga

foto cabelo lady gaga Um pouco mais recente, Lady Gaga é considerada por muitos como a sucessora de Madonna. Famosa por sua excentricidade, ela estourou na mídia com o seu segundo single “Poker Face” e a partir de 2008, ela nunca saiu dos holofotes. Atualmente, ela lançou o seu quarto álbum, intitulado “Joanne”, com uma pegada um pouco mais country, mas ainda assim com todos os elementos do pop responsáveis por seu sucesso. Com uma legião de fãs, a cantora segue os mesmos passos de Madonna, com letras empoderadas e lutando, principalmente, pelos direitos da população LGBT.