Resenha: O Melhor do Cortella

Mário Sergio Cortella sem dúvida é um dos intelectuais brasileiros mais populares da atualidade e em 2018 ele completou 30 anos da publicação de seu primeiro livro - Descartes: A Paixão pela Razão. No livro   O Melhor do Cortella nos temos um breve relato do autor contanto como foi sua trajetória nesses 30 anos como autor, professor, secretário municipal de Educação de São Paulo e também como apresentador de programas de TV. Capa do livro - O melhor do Cortella Depois de entendermos melhor como  Mário Sergio Cortella se tornou uma grande referência o livro    O Melhor do Cortella nos mostra uma seleção de frases e ideias que foram utilizadas nos livros publicados pelo mesmo durante esses 30 anos. O Melhor do Cortella - Trilhas do Pensar    é o primeiro volume de uma trilogia para comemorar tantos anos de escrita, ideias, pensamentos e frases. Aqui o livro é dividido por tópicos que englobam filosofia, religião, política, ciência e arte. Abaixo eu selecionei alguns pensamentos que estão nesse volume para dar um pequeno aperitivo para você se inspirar e quem sabe adquirir essa trilogia e por que não, outros títulos do autor? Lombada do livro - O melhor do Cortella

“Mesmo as ideias mais abstratas expressam uma realidade concreta, seja para entendê-la, seja para atuar sobre ela.” (Descartes: a paixão pela razão.) “Para não exaurir nossa humanidade, é urgente cooperar, e, todos os dias, recordar este ditado africado: “Se quiser ir apenas rápido, vá sozinho, se quiser ir longe, vá com alguém.”” (Não se desespere!) “Liberdade é fazer o que não prejudica outra pessoa.” (Pensar bem nos faz bem!) “O que queremos todos, aquilo que vale a pena, é vida longa e boa. Porque só vida longa pode ser uma experiência de agonia inútil.” (Vivemos mais! Vivemos bem?) “Não se confunda politica com partido. Partido é uma forma de fazer politica.” (Não se desespere!) “Politica é a vida em comunidade, a vida em sociedade, portanto, a obra humana coletiva. Creio que uma das razões, em algumas circunstâncias, do apodrecimento da esperança reside justamente no fato de as pessoas não terem contato com o resultado da obra que fazem.” (Sobre a esperança)

Contra capa livro O melhor do Cortella

“A democracia não é a ausência das regras; ela é a ausência de opressão.” (Basta de cidadania obscena!) “Princípios como transparência, isonomia e liberdade de expressão apoiam uma salvaguarda contra qualquer tirania.” (Ética e vergonha na cara!) “O que é uma pessoa íntegra? É uma pessoa correta, que não se desvia do caminho, uma pessoa justa, honesta. É uma pessoa que não tem duas caras. Qual a grande virtude de uma pessoa íntegra? Ela é sincera.” (Educação, convivência e ética) “Afinal, religião e filosofia não obrigatoriamente são incompatíveis.” (Pensar bem nos faz bem!)